pandemia

O Caminho de Santiago e a Pandemia

O Caminho de Santiago também está em quarentena. Fechado, vazio. E nós, peregrinos, com saudade de caminhar. Tantos com passagem comprada para enfim realizar o sonho e outros já com data certa e ansiosos para retornar. Mas este momento de espera pegou a todos de surpresa e é normal nos sentirmos ansiosos, querendo que tudo se resolva o mais breve e da melhor forma possível.

Por isso, entrevistei dois peregrinos e hospitaleiros direto do Caminho de Santiago, para termos notícias mais atualizadas e também saber da vivência de quem está com seu albergue de portas fechadas desde final do mês de março de 2020.

A primeira entrevista foi com Lúcio Lourenço, da Associação Albergue Cidade de Barcelos, localizado no Caminho Português Central, em Barcelos, Portugal.

Também conversei com o Orlando Sixto, do Albergue Sixtos no Caminho, direto de Santiago de Compostela, com as mais recentes notícias da "desescalada" na Espanha:

Orlando Sixto também organizou as informações mais recentes da desescalada no território espanhol sobrepondo as linhas das principais rotas a Santiago de Compostela. Confira as mudanças ocorridas hoje, dia 25/05/20, comparadas com o dia de ontem:

Em teoria, cada fase da desescalada, dura 2 semanas, mas pode haver mudanças antes disso em algumas Comunidades Autônomas/Províncias, como também pode haver retrocesso caso o número de casos aumente.Cor avermelhada: Fase 0Cor alaranjada: Fase 1Cor amarela: Fase 2

Paciência e Esperança são as palavras que devem nortear os peregrinos e os hospitaleiros neste momento.

Ultreya y Suseya! Buen Camino siempre!

Andréa Prestes

25/05/20