reabertura

Catedral de Santiago de Compostela e Albergues Públicos reabrem a partir de 1º de julho

A notícia vem direto de Santiago de Compostela, onde se reuniram a Xunta de Galícia, a Iglesia Compostelana e a Prefeitura de Santiago de Compostela, na Comisión Organizadora del Xacobeo 2021. Foi assinado nesta manhã um acordo para a reabertura da rede pública de Albergues da Galícia, da Catedral e do Centro Internacional de Acogida al Peregrino a partir de 1º de julho.

Mesmo com a entrada da região na fase 3 da reabertura pós-quarentena, que possibilita o trânsito entre as províncias da Galícia, a recomendação é de que haja prudência para que os peregrinos possam planejar sua volta ao Caminho de Santiago. "Todos queremos que os peregrinos possam voltar em breve para o Caminho de Santiago, mas a prioridade absoluta é garantir a segurança para os que percorrem a rota e para os profissionais ou voluntários que estão presentes em seu dia a dia", destacou o Conselheiro de Cultura e Turismo, Román Rodríguez. Ele também confirmou que os albergues da rede pública cuja gestão dependa exclusivamente da Xunta de Galícia serão reabertos de maneira gradual, tendo em vista a quantidade de vagas para hospedagem total nos albergues de cada prefeitura.

Para que a reabertura do Caminho de Santiago seja feita de forma segura, algumas ações estão sendo desenvolvidas, como a criação de um manual de prevenção, que está praticamente finalizado, esperando sua validação por parte das autoridades sanitárias. Elaborado em conjunto com o Instituto para la Calidad Turística Española, este manual vai reunir normas e recomendações, funcionando como um protocolo a ser adotado pelos albergues e por toda infraestrutura de comércio e serviços disponível para atender os peregrinos ao longo das rotas do Caminho de Santiago.

Outras ações destacadas por Rodríguez em nome da reabertura segura e economicamente sustentável do Caminho de Santiago foram os cursos de formação ministrados aos trabalhadores de albergues sobre segurança higiênico-sanitária e também a convocatória de ajudas diretas, no valor de 6 milhões de euros, para recuperação do setor turístico em geral, que também está disponível para os estabelecimentos das rotas dos Caminhos de Santiago.

Andréa Prestes

09/06/20

Fonte: Jornal El Correo Gallego e El Camino con Correos

Mais informações:

https://www.elcorreogallego.es/santiago/la-catedral-y-los-albergues-publicos-reabriran-el-1-de-julio-NX3374953

https://www.elcaminoconcorreos.com/es/blog/el-camino-de-santiago-reabre-el-1-de-julio